PEENEMUNDE E AS ARMAS DA VINGANÇA
Peenemünde, uma localidade no norte da Alemanha, tem vista para a foz do rio Peene, onde ele deságua no Mar Báltico. Em 1935, o engenheiro Wernher von Braun identificou a vila, que oferecia um campo de testes de 400 km ao largo da costa alemã, como o local secreto perfeito para desenvolver e testar foguetes.
Começaram os trabalhos frenéticos de construção do maior e mais moderno centro de armamento do mundo. Cerca de 12 mil pessoas trabalharam nos primeiros mísseis de cruzeiro e em foguetes de grande escala totalmente funcionais no local, que abrangia uma área de 25 quilômetros quadrados. A pesquisa e o desenvolvimento de armas secretas alemãs realizados em Peenemünde não só foram cruciais para o curso da maior guerra da história, como também tiveram impacto no futuro das armas de destruição maciça, bem como na história militar e nas viagens espaciais.
A sinistra combinação entre o esclarecimento científico e as intenções obscuras foi capturada pelo líder militar do programa de foguetes, Walter Dornberger. Num manuscrito de discurso de 1942, Dornberger escreveu que o recente lançamento bem-sucedido do primeiro foguete de longo alcance do mundo, conhecido como V2, ou ‘Arma de Vingança’ – era “O sonho do engenheiro: ter desenvolvido um dispositivo que, sendo uma das invenções mais revolucionárias dos últimos tempos, dará ao próprio Estado superioridade militar, económica e, portanto, política.”
Peenemünde não estava completamente concluída quando Hitler declarou guerra em 1939. Assim começou uma luta por prioridade, pessoal e materiais, após o financiamento inicial ilimitado do programa de foguetes. Foi somente depois que Dornberger e von Braun apresentaram a Hitler um filme do lançamento bem-sucedido do A-4 que ele finalmente concedeu aprovação total à arma pela sala de guerra do alto comando alemão.
A essa altura a situação era desesperadora e uma nova camada de história perturbou o local. Em junho de 1943, 12.500 prisioneiros de campos de concentração foram forçados a ajudar na planejada produção em série do foguete. Eles trabalharam em condições terríveis na produção de armas que causariam terror e devastação em suas terras natais, deixando marcas ainda hoje na segunda guerra mundial.
Em 1944, Hitler percebeu seu erro de cálculo e expressou seu pesar por não ter aprovado o projeto antes para Dornberger: “Só tive que me desculpar com dois homens em toda a minha vida. O primeiro foi o marechal de campo von Brauchitsch. Não o escutei quando ele me disse repetidas vezes o quão importante era sua pesquisa. O segundo homem é você mesmo.”
Mas o fim da guerra não significou o fim dos trabalhos realizados em Peenemünde. Após a guerra, os Aliados procuraram adquirir a tecnologia contida no V-2, o primeiro míssil a lançar uma grande ogiva ao longo de uma trajetória predeterminada. Cientistas e engenheiros de foguetes alemães que trabalharam para o regime nazista receberam cidadania e empregos na URSS, na Grã-Bretanha, na França e nos EUA. O mais famoso é que von Braun viveu nos EUA e trabalhou para a Nasa, onde desenvolveu os foguetes que lançaram os pousos lunares tripulados pela Apollo. Além de impactar a corrida espacial e os mísseis guiados da Guerra Fria, a pesquisa e o desenvolvimento realizados em Peenemünde foi a base de todos os desenvolvimentos posteriores na engenharia de foguetes.
Em nossa visita ,à medida em que se avança pelo local, com suas múltiplas camadas de história e complexidades, ficamos cada vez mais enredados em suas contradições, questões e fatos desconhecidos. Peenemünde reflete os aspectos mais sombrios e esclarecedores da humanidade, tornando-o relevante para todos nós hoje.
A relevância contínua de Peenemünde inspirou artistas internacionais Peenemünde é um “lugar onde outrora também existiu um campo de concentração, um lugar de pesquisa, criação, inteligência, fraqueza, contrastes, frustração, desamparo e luta pelas coisas mais rudimentares.”
Além de utilizar a arte visual como forma de processar a história, o museu foi premiado pelos seus esforços em prol da reconciliação e da paz.
Ao visitarmos a ensolarada península de Usedom, Peenemünde atrai pelos seus muitos tons de luz e cinzento.
Hoje, o que resta do complexo é uma antiga central elétrica de tijolos vermelhos que abriga o Museu Técnico Histórico de Peenemünde. Em nossa visita de turismo histórico pelo edifício sólido e retangular com chaminés enferrujadas e os modelos de foguetes espalhados pelo terreno do museu criaram uma impressão arrepiante. Mas por dentro, as exposições – desde documentos antigos até pedaços de lemes de metal quebrados e tortos, caudas de foguetes e bombas turbo chamam muito a atenção.
#historiamilitar #saladeguerra #historia
▼ Viaje conosco e conheça lugares incríveis:
Telefone/WhatsApp: (35) 98404-9918
E-mail: mabicego@hotmail.com
▼ REDES SOCIAIS:
➜ Instagram -https://www.instagram.com/viagemna_historia
➜ Facebook -https://www.facebook.com/Sacred-Ground.
35 Comments
Sensacional professor Mariano! A tecnologia alemã era realmente avançada, lamentavelmente sempre voltada para o mal, para a destruição.
Ola a todos …minha pergunta é para esse timaço: " viagem na história" ….pennemunde era base altamente secreta ,,, onde ate mesmo equipes trabalhavam nao podiam se quer falar amigos e parentes onde estavam e o que faziam . Secreto no último…..alem completa discrição e camuflagem e localização próximo mar justamente nao chamar atenção.
A minha pergunta é : se Pennemunde foi severamente bombardiada , os aliados sabiam ,, descobriram ,,,uma base altamente secreta …..pq os aliados nao fizeram uma operação bombardear fornos cremaçao nos campos concentração….e nem sequer bombardearam os entroncamento ferreos utilizados ???? Os campos nao eram secretos….muito pelo contrário…..nem tinham bateria anti aérea…..e muitos fugiram etc etc etc …..em 43 bombardearam penemunde…. guerra foi ate 45 ….bombardearam Alemanha ( Europa)inteira, menos fornos e camaras de gas ??? Pra vcs terem ideia ate o carro do Rommel acertaram ….menos as camaras gas e fornos estavam la parados sem bateria anti aerea….essa minha pergunta.
Os aliados são mesmo hipócrita s
Arrasou professor! Excepcional o vídeo!
Fantastico!!!
Gostaria de poder visitar peenemunde e muitos outros lugares históricos da 1° e 2° guerra…👍🙂
A tecnologia alemã estão presente em todas as coisas atualmente…
Q achado hein!
Esse Nazista virou Heroi Americano .
Alguém sabe como faço pra fazer uma viagem assim ? Conhecendo os lugares da guerra e os campos de concentração que seja em grupo com guia ?
Von Braun era cunhado de Hitler.
Não,atoa, logo depois da 2ww os Estados EUA cresceram tanto em tecnologia.
Documentario top , sera q tem algum filme q fala da V2 ?
Top! Qual o nome do filme que vc usa em
Algumas imagens?
IMAGINEM SE OS ALIADOS NÃO CONSEGUISEM NEUTRALIZAR OS NAZISTAS, COM TAMANHA TECNOLOGIA BÉLICA? PARABÉNS AO CANAL MUITO BEM EXPLICADO…
😀Peenemunde foi um local profetizado nos enigmas da cidade francesa de Renne-Le-Chateau, começo do século XX.
Incrível mesmo.
O que dá medo, é que compramos alegremente as sucatas da Volkswagen, Toyota, Ford, Chevrolet, William Overland e outros a
há apenas cinco anos após a guerra! Nunca tivemos indústria própria e desconfio que nem a Embraer atualmente detenha o conhecimento expresso neste vídeo!
Ao final da guerra Von Braun acreditava que seria julgado e morto por crimes de guerra…😅😅 já sabia que os americanos estavam loucos para levar ele e parte de sua equipe para os EUA. Quanta hipocrisia esse mundo. A V2 é a mãe dos mísseis balísticos atuais com muita tecnologia embarcada.
A NASA COMEÇOU COM O USO DOS CIENTISTAS ALEMÃES , PRINCIPALMENTE O VON BRAUN
O PROGRAMA ESPACIAL RUSSO E CHINÊS FORAM COPIADOS DO CONHECIMENTO DOS ALEMÃES
OS ALIADOS TIVERAM QUE AGIR RÁPIDO
Impressionante Prof. Mariano. Pensar que a artilha Soviética não conseguiu invadir e só mesmo pela falta de suprimentos ocorreu a rendição. Belo vídeo.
Excelente vídeo! Parabéns 👏👏🏆
Uma arma que deu origem aos foguetes espaciais em geral e ao diversos tipos de MISSEIS. Do mais simples aos ICBMS.
Causaram poucas mortes em comparação com as demais armas e as bombas atômicas.
Um Míssil LEVOU o Homem a Lua.
Deram origem a todos os mísseis balísticos e os mais simples.
A história é escrita e narrada pelos vencedores. Tivesse a Alemanha vencido, esses cientistas de Peenemunde seriam heróis mundiais pelas suas conquistas e por sua ciência. Parabéns pelo vídeo.
Gostei muito sobre a historia sbre a fabrica de beneb
Topppp capitão q sonho❤❤❤
Mais um excelente trabalho, parabéns. Acho que faltou a informação que os russos também levaram engenheiros de Travemünde, e que eles puseram o Gagarin em órbita…
Se a Alemanha conseguisse produzir a V2 em larga escala em 1941, lá ganhava a guerra sem dúvida. O que mais prejudicou a Alemanha foi o Japão atacar os Americanos fora da hora.
Excelente vídeo! Muito esclarecedora essa visita e as atividades desse centro de tecnologia bélica. Destaque para as imagens obtidas por drone.
Excelente. A tecnologia da época nos impressiona. Parece algo muito recente..
Meus parabéns pelo documentário. Simplesmente sensacional
Deus te abençoe nas viagens, mais uma vez, muito obrigado!
O que chama a atenção é toda a engenharia empregada para o mal infelizmente, mas que deu início a tudo que conhecemos atualmente.